Estou grávida com gatos em casa, e então?

Eu não sei quanto a vocês mas eu respeito muito todos os seres vivos, especialmente aqueles que não se podem defender da estupidez humana. Muito antes de ter engravidado, sempre ouvi dizer que a gravidez e os gatos não eram compatíveis. Supostamente, uma grávida não podia ter gatos por perto porque simplesmente dava azar na gravidez; porque corria o risco de abortar; porque pegar num gato ao colo podia fazer mal ao bebé... Enfim, um monte de superstições parvas! 

Hoje em dia, sei que é tudo um grave problema de desinformação que, infelizmente, ainda faz com que estas mil e uma teorias infundamentadas resultem no abandono de animais.

Estou actualmente grávida de 20 semanas e tenho 4 gatos em casa. Sim, quatro!! O Eddie, a Ozzie, a Buffy e a sua filha Polly. Depois de feitas as análises, descobri que não sou imune à Toxoplasmose - a infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii. Motivo para panicar?! Absolutamente nenhum. É tudo uma questão de evitar algumas coisas e ter um cuidado redobrado em relação à higiene.

Se não vivemos a sós com os nossos gatos, é muito simples: basta pedirmos a outra pessoa que limpe a areia dos gatos e assim ficamos descansadas. Depois, basta evitar os beijinhos e lambidelas que os nossos pequenotes nos costumam dar (uma vez que também gostam de andar a lamber os seus ditos cujos, por isso, não convém) mas podemos dar as festinhas todas que quisermos, como sempre fizemos.

Acreditem que os cuidados em relação à alimentação são bem mais puxados que isto, tais como, não poder comer sushi (aiaiai, que saudades!!), carnes mal passadas, frutas e saladas fora de casa... Toda uma lista infindável de restrições, por isso, informem-se correctamente.

Se vivem sozinhas, claro que a areia dos pobres bichinhos tem de ser limpa de alguma forma! E podem fazê-lo seguramente, mas sem esquecer de usar luvas e de lavar as mãos logo de seguida. Usem gel desinfectante e deixem-no no lavatório para o irem usando, se isso vos descansar mais.

Além disso, é bom não esquecer que, durante a gravidez, os gatos devem estar sempre dentro de casa para evitar ao máximo uma possível contaminação do exterior, por onde se passeiam outros gatos.

Muita gente, ainda assim, vai duvidar disto porque pintam um cenário pior em relação aos gatos mas é verdade: só corremos o risco de apanhar a infecção ao mexer na areia deles. Segundo as informações que retirei de vários sites portugueses de saúde, bem como da minha própria médica: a reprodução sexual do parasita ocorre apenas nas células que revestem o intestino dos gatos, pelo que os ovos encontram-se nas fezes deles. 

Dizem que a memória de grávida é muito fraquinha mas quem se esquece de respeitar o seu animal de estimação, na verdade, não tem falta de memória e, sim, falta de coração. Por isso, se ainda existirem macaquinhos no vosso sótão, falem com o vosso obstetra. Não vale tirar dúvidas com a vizinha, que gosta muito de opinar mas é tudo menos médica, ok?! Chega de acreditar em coisas do arco da velha e vamos, sobretudo, parar de maltratar os nossos patinhas que, muito antes de engravidarmos, já dedicavam a sua vida a fazer-nos companhia e dar-nos muito amor!

EddieOzzie ♡ BuffyPolly



Comentários