Para quem tem um trabalho tão sedentário, como eu, que ao mesmo tempo me retira paciência e energia para o que seja, admito que não é nada fácil sequer PENSAR em fazer exercício. A vontade, muitas vezes, é de chegar a casa, tomar banho, misturar cereais com leite e enterrar o corpo cansado no sofá ou directamente na cama. Além disso, as pessoas olham para mim e dizem logo que não preciso de fazer o que seja pelo meu corpo porque me acham magrinha e se faço exercício desapareço do mapa e etc. Agradeço a simpatia mas, de facto, sinto-me pesada e farfalhuda com os meus 50 kgs, sendo que meço apenas 1,56cm. É por isso que o meu pensamento tem-se focado agora em: estou a ficar velha (já vou para 37 anos neste corpo), nunca fiz exercício regularmente e preciso de me sentir com mais força e energia. Quero sentir-me mais activa! Passar 8 horas ou mais em frente a um computador, cinco ou mais dias por semana, não tem sido saudável. Preciso de fazer mais por mim, acreditem, muito mais...
Tem sido mesmo muito encorajador ter várias pessoas à volta, no meu dia-a-dia, a falar maravilhas sobre fazer uma corrida ou um longo passeio quase todos os dias. Primeiro, fico contente por elas, por estarem a cuidar de si, por terem ganho também hábitos alimentares mais saudáveis e cortado com uma série de coisas que não acrescentam nada à nossa saúde. Reflectem um ar mais saudável mas que vem mesmo de dentro. Estão nitidamente mais felizes com o seu corpo, sentem maior resistência física e, claro, bem mais motivadas com a sua aparência.
Ser magra não é tudo. As pessoas magras também têm imensa celulite, também têm pouca força, também encontram pneuzinhos chatos na barriga e o corpo pode ser pouco tonificado e bastante desproporcional. Por isto e também pela minha saúde mental, dei por mim a entrar na Decathlon, onde podemos encontrar roupa e calçado adequados e a preços bastante acessíveis. Nesse mesmo dia, pus-me a fazer uma longa caminhada com alguma corrida à mistura, programada para 30 minutos.
Resultado: soube-me pela vida, senhores!! No fim, sentia as pernas a ferver, o corpo todo suado, mas completamente leve, sobretudo, as pernas e o rabo. A cabeça esvaziou para se encher só de pensamentos positivos e pela alegria de ter feito o meu primeiro treino! Há muito que não me sentia tão cheia de energia.
Vivo numa localidade privilegiada que, embora ainda afastada de muita coisa, tanto tem de alcatrão, como de natureza. Respira-se a resina dos pinheiros, vejo passarinhos e insectos por todo o lado e, assim, encho os pulmões de ar puro e muita energia. Para já, vou sempre sozinha, depois de chegar do trabalho e até gosto disso, mas felizmente tenho vizinhos que já me fizeram saber que posso contar com eles sempre que me apetecer. Vai ajudar quando a motivação estiver a falhar! Para já, só posso dizer que quanto mais exercício faço, mais pica tenho para continuar. Se não for na rua, é com o tapete em casa e com a música bem alta! Façam o mesmo, nem que seja uma caminhada de 30 minutos todos os dias (o mínimo para começar a perder barriguinha, por exemplo) e vão ver como se vão encher de boa disposição e energia para as chatices diárias. ;)
You go girl!! :D
ResponderEliminarTambem ando a lutar com isso mas nem tenho coragem de mostrar a barriga. #tamojunta :p
Vamos conseguir! O pior foi só até dar o primeiro passo, agora siga! #tamojuntamemo :D
ResponderEliminar