Euromilhões poderá sair na Quinta do Conde

A autarquia apresentou uma candidatura ao programa comunitário “Parce­rias para a Regeneração Urbana” e direccionada à Quinta do Conde. Com ela, prevê-se a criação de novos pólos culturais, desportivos e requalificações

8 milhões para a Quinta do Conde
A PROPOSTA do “Pro­­­gra­ma Integrado de Valorização da Quinta do Conde” engloba a construção de um conjunto de novos equipamentos para benefício da população. O investimento atinge os oito milhões e 150 mil euros, com comparticipação de fundos comunitários até 50 por cento. O projecto prevê a criação de uma biblioteca municipal e de um auditório cultural, obras que ascendem a quatro milhões de euros, sendo considerada como uma aposta essencial para a freguesia mais populosa e mais jovem do concelho. A biblio­teca está orçada em cerca de 2,26 milhões de euros, devendo ser instalada no Conde 1, num edifício com três pisos que incluirá secção de adultos, cafetaria, sala polivalente e uma secção infantil, com área de expressão e animação. Já o auditório servirá como espaço de criação de hábitos cul­turais, para atrair novos públicos e estimular o desenvolvimento artístico, com uma sala de 400 lugares. Resultará de uma parceria com o Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2, contemplando no­vas instalações para esta colectividade, e terá um custo aproximado de dois milhões de euros.
Melhorias no desporto e requalificações várias
Com esta candidatura, a autarquia também pretende melhorar a área desportiva com a criação de um complexo municipal no Conde 1, integrando um campo de futebol com relva artificial e pista de atletismo com piso sintético, seis corredores e equipamentos para a prática de todas as disciplinas da modalidade. Terá, ainda, instalações de apoio, bancada e estacionamento para 80 viaturas.
Outro equipamento do projecto é um pavilhão multiusos, num investimento de apro­­­­ximadamente um milhão de eu­­ros, que irá possibilitar a prática de futebol, voleibol, andebol ou basquetebol. A nova estrutura ficará apta a receber não só actividades desportivas como, também, recreativas, económicas e culturais, organizadas em parceria com associações da fre­guesia. E porque muitos quintacondenses usam as suas bicicletas não só por lazer, mas, também, como meio de transporte, será implementado o projecto “Quinta do Conde Vila Ciclável”, orçado em 80 mil euros para a construção de vias próprias para os ciclistas. O Parque da Vila contará com um novo espaço dedicado aos desportos radicais, tais como skate, patins, escalada ou BMX. Contas feitas, só na área desportiva que inclui, também, a requalificação do polidesportivo do Pinheiro, o investimento total ascende a 2,5 milhões de euros.

Caso a candidatura seja aprovada, possibilitará ainda a requalificação de espaços verdes e áreas urbanas, tais como a Cova dos Vidros, acessos pedonais e novos lugares de estaciona­mento, com aplicação de um pa­­­­­vi­­mento em calçada de vidraço. A requalificação está orçada em 133 mil euros. Por último, tal como a vereadora da Cultura, Felícia Costa, nos havia avançado na passada edição, a candidatura prevê a construção de um Centro de Inovação e Participação Associativa (CIPA), que ficará instalado no espaço que até ao final do presente ano lectivo pertenceu à Escola Básica N.º1 da Quinta do Conde. Prevê-se, ainda, a criação de um Campo Scout, a implementação do programa cultural “Dias Barrocos” e, por fim, a instalação da Comunidade de Inserção, valência dependente do Cen­tro Comunitário da Quinta do Conde, no edifício da actual Exten­são de Saúde.

Texto de Sandra Mendes
Publicado in Notícias da Zona Edição n.º 152
Imagens do projecto: cortesia da Câmara Municipal de Sesimbra

Comentários

  1. No Concelho do Seixal, líderes do PS e PSD reavivam antigo duo de música romântica: Chitãozinho e Xororó. Podem conferir a capa do seu disco "Somos Apaixonados" no blogue O Flamingo.

    ResponderEliminar
  2. http://desenhosdeviagem.blogspot.com/2009/07/viva-o-real-de-madrid-viva-o-cristiano_73.html

    Em relação ao contacto de dia 14 (se não me engano), deixo-a com o seguinte artigo.
    Verá que de futebois e ordenamentos territoriais, vive o nosso povo.

    Atentamente pela preocupação,
    júlio Almas

    ResponderEliminar
  3. Permita-me a Sandra Mendes, que estando eu fazendo pesquisa, por acaso encontrei o seu blog. Confesso que fiquei muito admirado com o seu seguimento por alguns projectos que vão surgindo nas terras de comenda, ou, ou se quiser de castelo cernado. Aproveito este espaço e acredito que o vai tirar, mas apenas teve a intenção de lhe chamar a sua curiosidade para outro projecto que está surgindo por estas bandas "terrasdecomenda.blogspot.com", ou, ou "Terras de Comenda", que se você continuando a fazer pesquisa e mostrando o seu interesse por esta Zona, eu acredito que o vai apanhar. Apenas também para lhe dizer que quando tiver o prazer de visitar o referido blog, a Sandra, acredito que vai ter uma grande surpresa, por que se analizar num acto jornalístico, é com estes comportamentos que se pode mudar algo na freguesia de comenda.
    Desculpe. Permita-me que lhe diga também obrigada por me permitir poder informá-la.

    O´LUIS

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado, Sandra Marques.
    Obrigado, obrigado pelo seu elogio ao projecto que teve a possibilidade de analizar.
    Confesso que não estava à espera.
    Desculpe, só agora tive a possibilidade de responder. É esta coisa das Novas Oportunidades. É também fazer pesquisa sobre a terra, e, ao mesmo tempo não perceber nada destas coisas da Net.

    Mas é essa pessoa que está a pensar. O trabalho que a Sandra fez para a sua faculdade, teve a assinatura da personalidade em questão. Não teve a influência directa, o trabalho que teve acesso, ele foi possível, porque a Ilda Castanho e sua irmã, Celeste Castanho, (julgo que deve conhecer), tiveram acesso a ele na altura, na Junta de Freguesia da Comenda, na altura, assim como agora, não tenho nada e não tinha nada.

    Sandra, mas o objectivo é esse. É manter o espírito da Comenda em alta. É tentar dar um bocadinho de história. É analizar, o que se vai passando nas reuniões da Junta e da Câmara, tudo, tudo na maior descontracção possível e com muito humorismo. O conceito é este.

    Tenho a certeza que se tiver alguma dúvida me vai ajudar. Dúvidas tenho, mas primeiro, alguém tem que me ajudar aqui. Pode ser, que comece a ser naquilo das Novas Oportunidades. Sei, onde estão fotografias com uma idade de 40 anos antigas, da Comenda, se eu souber digitalizar, a certeza
    de as recuperar.

    Irei dando notícias e quando as coisas no meu blog estiverem mais bem encaminhadas, será um prazer, também, mandar algum comentário para o seu.

    Vou terminar Sandra, mais uma vez lhe agradecendo, o espaço que assino, ele não é meu, ele é das pessoas.

    O´LUIS

    ResponderEliminar
  5. Olhe Sandra, permita-me voltar outra vez ao seu blog. Na minha opinião, o mais bem conseguido, das coisas que tive o prazer de ver até ao presente.

    Se a Sandra teve o prazer de publicitar e anunciar, o blog, " Terras de Comenda ", no seu blog, o mesmo, o " Terras de Comenda ", no seu espaço, o seu, o seu blog também já o anunciou e lá está.
    Que ainda não é bem no sítio, mas que já lá está. O quero colocar em favoritos, mas que ainda não consegui.
    Acho que estas coisas da net deve funcionar assim e se esbanjar o conhecimento.

    Quero, para terminar, dizer à Sandra, se puder consultar " terras-Country.com.br.TK " depois de lá estar dentro, escrever a morada do seu blog, vai ver a Sandra que ele também lá está.

    Um mundo a descobrir, por si e pelos seus leitores também.

    O´LUIS

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comente e volte sempre! :)